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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15041
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Título : | A educação durante a República velha em Pernambuco: um estudo sobre a reforma educacional de Carneiro Leão entre os anos 1928 e 1930 |
Autor : | PESSOA, Marcela Sabrina de Albuquerque |
Palabras clave : | Reforma Educacional de Carneiro Leão; República; Escola Nova |
Fecha de publicación : | 19-may-2015 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
Resumen : | A educação no Brasil passou por diversas transformações ao longo da história do país. Em particular, o período que abrange o final do século XIX e a primeira metade do século XX, foi marcado por uma organização escolar que visava atender aos anseios da população brasileira, assim como o crescimento econômico e as transformações políticas ocorridas durante a passagem do Império para a República. Em nossa pesquisa, buscamos conhecer de maneira mais específica as mudanças econômicas, sociais e políticas que ocorreram no Brasil durante a primeira fase do século XX, aqui denominada por República Velha, período esse do crescimento e fortalecimento da economia industrial, assim como da necessidade de qualificação da mão de obra especializada para atender às novas necessidades do mercado, na tentativa de fazer deste país uma nação moderna e capaz de se equiparar às grandes potências econômicas do período. Para isso, e diante das influências de ideologias advindas de outras regiões do mundo, em especial da Europa, como o positivismo, as teorias raciais e o movimento da Escola Nova, passou-se a acreditar na educação como “salvadora” da pátria e capaz de resolver todos os “males” desta nação. É neste instante que surgem no Brasil, em diferentes estados federativos, as Reformas Educacionais, na tentativa de conciliar questões socioeconômicas e políticas com o melhoramento e a popularização da educação no país. Sobretudo, damos atenção em nosso estudo, à Reforma Educacional Carneiro Leão, que se estabeleceu no estado de Pernambuco, entre os anos 1928 e 1930, instituída pelo governador Estácio Coimbra através do Ato nº 1.239 e que, a partir da relação deste com discursos da imprensa jornalística da época, procuramos através da metodologia da análise do discurso, percebermos os limites e as possibilidades desta Reforma para a educação no período em que foi estabelecida, tendo em vista que esta foi uma precursora dos ideais da Escola Nova no país e significativa no sentido de, além de promover importantes alterações na Escola em Pernambuco ser também influenciadora de outras manifestações em busca de mudanças na educação do Brasil e consequente movimento em busca do crescimento da nação. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15041 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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